Temperaturas aumentam no centro-sul e chuvas diminuem no Nordeste
Neste fim de semana o calor volta a ser destaque na faixa leste das regiões Sul e Sudeste no fim de semana. Além disso, pancadas voltam a ocorrer em todo o Centro-Oeste e as chuvas diminuem no Nordeste. Confira os detalhes.
Desde o início da semana, a formação de uma ciclone extratropical e de sua frente fria associada contribuiu para a atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) entre o norte do Sudeste e as regiões Norte e Nordeste, que estão sendo palco para chuvas persistentes, que proporcionaram volumes acima dos 300 mm e transtornos. As áreas mais atingidas ficam no norte do Espírito Santo e no sul da Bahia.
A atuação do ciclone, que nasceu próximo do Sudeste e se deslocou pelo oceano até à altura do Rio Grande do Sul, contribuiu para o escoamento de sul e de sudeste, que passou a transportar um ar mais frio, resultando em diminuição das temperaturas em boa parte da Região Sul e leste do Sudeste.
Nos próximos dias, essas características mudam, com diminuição das chuvas no Nordeste e norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, e com aumento das temperaturas na porção leste que vai do Rio Grande do Sul até território capixaba.
Destaque para o fim de semana
No sábado (11), a Zona de Convergência do Atlântico Sul se mantém atuante e continua a contribuir para chuvas no Nordeste, em parte do Norte e no norte das regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Pela manhã, chuvas de fraca a moderada intensidade entre o sul da Bahia e extremo norte do Espírito Santo e mais isolada no oeste baiano, no centro-sul dos estados do Maranhão e do Piauí e na porção centro-leste da Região Norte. Chuvas também podem ocorrer no norte do Mato Grosso.
A partir de meados da tarde, a precipitação diminui no leste da Bahia, mas instabilidades levam potencial para a ocorrência de tempestades entre o norte mineiro e o sul baiano, no oeste da Bahia, na porção central do Nordeste, em boa parte da Região Norte, no norte de Goiás, no estado do Mato Grosso e no noroeste do Mato Grosso do Sul.
No restante do país o tempo firme predomina, com previsão de pancadas isoladas por volta do fim do dia no sul de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul.
No entanto, o destaque fica para a atuação dos ventos de norte que proporcionam o aumento das temperaturas no centro-sul, principalmente nas áreas do leste das regiões Sul e Sudeste, onde as máximas podem chegar aos 30°C.
No domingo (12), muita nebulosidade no centro-norte do país, com chuvas ocorrendo com menor intensidade e de forma mais esparsa pela manhã. Previsão de chuva somente na região do MATOPIBA, no norte do Pará, entre Rondônia e o Amazonas. Já no Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso, chuvas de moderada a forte intensidade ocorrem na primeira parte do dia.
A partir da tarde, as instabilidades se desenvolvem e pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de tempestades, se espalham pela Região Norte, região do MATOPIBA, pelo Mato Grosso. No norte de Goiás e no centro-norte de Minas Gerais, a precipitação ocorreu de forma mais isolada. Já no Mato Grosso do Sul, há alerta de tempestades e chuvas intensas em todo o estado.
Em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Região Sul, previsão de pancadas isoladas somente entre o meio da tarde e o fim do dia no norte do Rio Grande do Sul, centro-sul e leste de Santa Catarina. No entanto, novamente o destaque fica para as temperaturas, na qual as máximas podem chegar aos 37°C no norte do Paraná e no oeste paulista, com máximas passando dos 30°C nas capitais Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.