Temperaturas em elevação e retorno das chuvas para o Rio Grande do Sul

Uma configuração de bloqueio dificulta o avanço de sistema frontais e contribui para o aumento das temperaturas no Centro-Sul do país. Instabilidade levam potencial para temporais em parte do Rio Grande do Sul.

Calor e temporais no Sul
Temperaturas se elevam e há previsão de calor para o Rio Grande do Sul e porção Central do país. Há risco de temporais para parte do território gaúcho

A mudança de padrão já se estabeleceu através da formação de um bloqueio atmosférico no início desta semana, proporcionando uma condição mais seca e com temperaturas em elevação. No entanto, a presença de um ciclone extratropical no oceano, na altura do Espírito Santo e do sul da Bahia, favorece o transporte de ar frio o centro-leste do país.

A tendência é que o ciclone perca força e as temperaturas aumentem sem dificuldades, principalmente para a Região Sul, onde uma condição pré-frontal favorece o escoamento de norte mais efetivo e, consequentemente, para sensação de calor.

Destaques da previsão do tempo

Nesta quarta-feira (26), a presença de baixa pressão ao sul do Uruguai contribui para o aumento da nebulosidade no Rio Grande do Sul, com tempo nublado na sul e na região da Campanha. Esse mesmo sistema favorece o escoamento de norte e, assim, o aumento das temperaturas em todo o território gaúcho, com máximas chegando aos 30°C no Oeste e aos 28°C na região Central e metropolitana de Porto Alegre. No restante da Região Sul o friozinho da manhã é substituído por uma sensação agradável ao longo do dia.

O ciclone extratropical já se encontra menos intenso, mas uma condição ventosa perdura desde o norte do Rio de Janeiro até o sul da Bahia. Esse mesmo sistema mantém o transporte de ar frio para o leste do Sudeste, proporcionando também uma condição amenas ao longo do dia. Já na porção central do país, o tempo firme e quente predominam.

Na quinta-feira (27), uma frente fria atua sobre o Uruguai provocando chuvas volumosas e temporais em todo o país vizinho. Esse mesmo sistema favorece a manutenção do tempo nublado no sul e na campanha gaúcha, bem como no oeste do Rio Grande do Sul. O sistema não consegue avançar, mas, mesmo assim, a partir do meio da tarde as instabilidades se espalham até o extremo sul do estado, deixando a região em alerta de tempo severo.

A presença da frente fria contribui para a manutenção dos ventos de quadrante norte e para a sensação de calor no Rio Grande do Sul, meio-oeste de Santa Catarina e para o oeste do Paraná.

No restante do país, o tempo firme predomina. A novidade fica para a ausência do ciclone, para a consequente redução dos ventos e para o aumento tímido das temperaturas no Sudeste, que ainda continua com sensação agradável ao longo do dia.

Na sexta-feira (28), o escoamento de leste se torna mais intenso e a nebulosidade aumenta no leste nordestino, com ocorrência de chuva fraca e isolada no leste da Bahia. Já no Rio Grande do Sul, a frente fria, mesmo se afastando para o oceano, consegue avançar um pouco para norte, o que é suficiente para provocar chuva moderada no oeste e centro-sul do estado pela manhã. Na região metropolitana de Porto Alegre, há previsão de chuva fraca e isolada pela manhã e mais intensa por volta do início da tarde.

No restante da Região Sul e do Centro-Sul, o tempo firme predomina com temperaturas em elevação ao longo do dia, que proporcionam uma sensação agradável. Previsão de calor somente para a porção mais central e oeste do país.