Tempestade Yakecan e alertas de ventos intensos. Pode virar furacão?
Nessa segunda-feira um ciclone extratropical que atuava sobre o Atlântico Sul adquiriu características subtropicais, transformando-se na Tempestade Subtropical Yakecan! A tempestade tomou um rumo incomum e está se aproximando da costa do Brasil, onde poderá provocar ventos de até 100 km/h!
Neste final de semana deu-se início a uma configuração meteorológica bem peculiar sobre o Oceano Atlântico, próximo a costa do Uruguai e Rio Grande do Sul. Um intenso ciclone extratropical tomou forma sobre o alto mar, associado a uma frente fria que impulsionou a entrada de massa de ar frio pelo sul do Brasil e a ocorrência de pancadas de chuvas em diversas localidades do Centro-Sul do Brasil.
Entre ontem e hoje esse ciclone extratropical se desacoplou da frente fria e mudou suas características gerais, passando para a categoria de ciclone subtropical! Ainda na segunda-feira (16), a Marinha do Brasil classificou esse sistema como Tempestade Subtropical Yakecan. Quando a marinha nomeia um sistema significa que ele possui grande relevância e pode ter impactos na vida da população costeira.
Além de suas características subtropicais, o ciclone está apresentando uma trajetória bem incomum. Ao invés de continuar sua trajetória para leste sobre o Atlântico, se afastando da América do Sul, o ciclone curvou sua trajetória e agora está se aproximando do continente, viajando em direção ao Uruguai e ao Rio Grande do Sul.
Mesmo ainda afastado da costa, o ciclone gerou ventos de intensidade moderada a forte sobre partes da região Sul nesta segunda. No Rio Grande do Sul, as cidades de São José dos Ausentes e Cambará do Sul registraram rajadas de vento de 63 km/h e 57 km/h. No Uruguai um jovem morreu devido aos ventos fortes que derrubaram árvores no sul do país.
As previsões indicam que ao longo desta terça-feira a Tempestade Subtropical Yakecan continuará se intensificando à medida que se aproxima do continente. A Marinha e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alertam que o sistema poderá evoluir para a categoria de tempestade tropical, com ventos de 100 a 120 km/h.
Diversos especialistas em ciclones tropicais de outros países também alertaram para a possibilidade da Tempestade Yakecan se tornar um ciclone tropical, incluindo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, sigla em inglês) da NOAA, nos Estados Unidos, responsável pelo monitoramento de ciclones tropicais no Atlântico Norte. Mesmo adquirindo características tropicais, não necessariamente o sistema se tornará um furacão.
Existe uma possibilidade remota da Tempestade Yakecan se tornar furacão, se o sistema continuar se intensificando e sustentar ventos acima de 120 km/h. Porém, as simulações numéricas que avaliam a estrutura do ciclone indicam que Yakecan não terá um núcleo quente e profundo, característico de furacões.
De qualquer forma, a Tempestade Yakecan não pode ser subestimada, já que ela provocará ventos intensos de até 100 km/h ao longo de toda costa da região Sul do Brasil, e até mesmo em partes da região Sudeste, além de ressacas, forte agitação marítima e ondas grandes, condições muito perigosas para as cidades costeiras.
Alerta Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul será o primeiro estado brasileiro a ser impactado pela aproximação da Tempestade Yakecan! A tempestade deve se intensificar próximo a costa do estado entre a tarde e noite de hoje. A previsão indica que os ventos serão intensos durante toda a terça-feira, principalmente na porção mais a leste do estado, onde os ventos ficarão em torno de 60 km/h, com rajadas de 110 km/h.
O maior impacto de Yakecan será na madrugada de terça para quarta, onde a costa do Rio Grande do Sul continuará sob fortes efeitos da tempestade Algumas partes do litoral do estado poderão registrar ventos acima dos 100 km/h.
Alertas para Santa Catarina
Assim como o Rio Grande do Sul, o estado de Santa Catarina também sofrerá com os fortes ventos da Tempestade Yakecan, principalmente entre a madrugada de terça para quarta.
Os ventos poderão ultrapassar os 100 km/h próximo da cidade de Criciúma e 85 km/h próximo de Blumenau. O interior do estado também será bastante impactado pelos ventos onde ultrapassarão os 70 km/h.
Alertas para o Paraná
O Paraná sofrerá com os impactos da Tempestade Yakecan a partir da manhã de quarta (18), sendo as regiões sul e leste do estado as mais afetadas pelos fortes ventos.
Durante toda a quarta, a região próxima à cidade de Curitiba será impactada com ventos de até 80 km/h e o interior do estado poderá ter ventos de até 70 km/h.
Alertas para São Paulo e Rio de Janeiro
A previsão indica que a Tempestade Yakecan contornará a costa sul do Brasil a partir de hoje e na quarta (18) começará a se afastar em direção ao Atlântico Sul, na altura da costa do Paraná e sul de São Paulo.
Dessa forma, o litoral de São Paulo e também do Rio de Janeiro poderão ser impactados principalmente na tarde de quarta e quinta (19), com ventos de até 75 km/h e 60 km/h, respectivamente.