Tempestades e chuvas intensas retornam à Região Sul no início da próxima semana
Depois de uma trégua bem rápida, as instabilidades retornam a Região Sul do país no início da próxima. As chuvas podem vir acompanhadas de raios e trovoadas.
Na última semana, o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul deixou várias famílias desalojadas, com rajadas de vento que alcançaram 103 km/h e ocorrência de granizo.
Após as fortes chuvas que atingiram a Região Sul na última semana, o final de semana será de tempo firme e temperaturas mais amenas em algumas cidades. No entanto, no início da semana, as instabilidades devem retornar à Região Sul, provocando chuvas de intensidade fraca a moderada.
Chuvas retornam ao Sul do Brasil no início da próxima semana: alerta de tempestades
No início da semana, na manhã de segunda-feira (30), o dia começará com algumas instabilidades no sudeste do Rio Grande do Sul, com chuvas pontuais de intensidade fraca a moderada, assim como no extremo sudoeste do estado.
Na metade norte do Rio Grande do Sul, a manhã será marcada por céu aberto e períodos nublados, assim como no centro-leste de Santa Catarina e a metade leste do Paraná.
Entre a tarde e a noite de segunda-feira (30), as instabilidades se intensificam, especialmente no extremo sul do Rio Grande do Sul, enquanto em Santa Catarina e no Paraná não há previsão de chuvas para esse período. As chuvas podem vir acompanhadas de raios e trovoadas na noite da segunda-feira (30).
A partir da manhã de terça-feira (01), as chuvas avançam sobre o centro-sul do Rio Grande do Sul, com intensidade moderada a fraca, e seguem em direção à metade norte entre o final da manhã e o início da tarde. Nos estados de Santa Catarina e Paraná, o dia será marcado por períodos nublados, com chuvas pontuais esperadas no extremo leste de Santa Catarina. Na quarta-feira (02), as instabilidades devem alcançar o restante da Região Sul.
Até a noite de terça-feira (01), os temporais ainda se concentram ao sul do estado. Porém, a previsão é de que, ao longo da noite e madrugada de quarta-feira (02), eles se desloquem para a região central e norte do Rio Grande do Sul. Esperam-se chuvas de intensidade moderada a fraca, com ocorrência de raios e trovoadas na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
No início da manhã de quarta-feira (02), as chuvas se concentram no extremo norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, desde a porção oeste até a leste. No decorrer do dia, essas instabilidades seguem para o sul do estado do Paraná e, posteriormente, no período da tarde, atingem o centro-norte do Paraná, com chuvas de intensidade fraca a moderada.
Até o momento, não são esperados grandes acumulados de precipitação, apenas chuvas isoladas. Para acompanhar as últimas atualizações sobre a previsão do tempo para o seu município, acesse a previsão detalhada disponível no site da Meteored | Tempo.com .