Tempo continua bastante instável nas regiões N, NE, CO e SE
Nos próximos dias a ZCIT deixará em alerta as áreas mais ao norte do país. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste há potencial para ocorrência de temporais.
Nesta quarta-feira (04), uma área de baixa pressão atmosférica no oceano, na altura dos estados do RS e de SC, contribui para a formação de uma Zona de Convergência de Umidade sobre a Região Sudeste. Esse sistema deixa o tempo instável e com muita nebulosidade ao longo do dia. Previsão de chuva forte já pela manhã em todo o ES e porção mais central de MG, ao norte de Belo Horizonte.
No RJ e litoral norte paulista a chuva da manhã ocorre de fraca a moderada intensidade e de forma mais isoladas. No entanto, a partir da tarde as instabilidades ganham força deixando em alerta para temporais os estados do RJ, ES e áreas mais ao leste de MG, região metropolitana de Belo Horizonte e áreas do oeste de divisa com GO.
No Centro-Oeste, as chuvas ocorrem em todo o estado de GO e desde o norte do MS até o MT, com alerta de chuva forte para GO, norte do MS e sudeste do MT. Enquanto isso no Norte e Nordeste, a ZCIT não dá trégua. O tempo fica chuvoso desde o Ceará até o oeste do Pará, com acumulados que podem ultrapassar os 100mm. Atenção para temporais nas áreas do interior dos estados do PI e MA.
Já na Região Sul, o tempo fica mais nublado no RS, SC e metade leste do PR, com previsão de chuva fraca a moderada no leste desses estados entre a manhã e a tarde, sendo no nordeste do RS e sul de SC as chuvas mais intensas.
Na quinta-feira (05), não há grandes mudanças nas condições do tempo. Os alertas se mantêm para as mesmas regiões, acrescentando o Triângulo Mineiro e sul de MG. A única mudança ocorre na Região Sul, onde as chuvas se concentram mais na faixa leste, se estendendo até o sul de SP e, nas demais áreas do território paulista, a previsão é de chuvas mais isoladas. No Nordeste, há previsão de chuva moderada a forte intensidade pela manhã entre Recife e Natal.
Para a sexta-feira (06), nenhuma novidade, já que a ZCIT continua atuante sobre o norte do país e o sistema de baixa pressão se mantém a Zona de Convergência de Umidade sobre o Sudeste. O que se pode dizer é sobre as chuvas que ficam mais restritas ao leste da Região Sul e sobre o retorno de uma condição mais instável para o leste paulista.
Tendência para o fim de semana
No sábado (07) as chuvas perdem intensidade no Sudeste, mas ainda ocorrem em MG, RJ e ES de forma mais isolada. De Florianópolis até o sul do estado de SP, o tempo fica nublado com previsão de chuva fraca a moderada intensidade. No Nordeste passa a chover do sul da Bahia até Ilhéus e, de Aracaju até Natal.
No domingo (08), já se observa uma condição mais estável no Centro-Sul do país, com previsão de pancadas de chuva mais isoladas no MS. No entanto, na metade norte do país, incluindo o MT, GO e metade norte de MG, as chuvas passam a ganhar mais abrangência e intensidade.