Tempo essa semana: mais quente e seco em boa parte do Brasil
Nesta segunda semana de Janeiro as chuvas ficam concentradas nas áreas mais ao Sul e ao Norte, proporcionando uma condição mais seca e quente em boa parte do Brasil.
Um sistema de baixa pressão próximo ao sul Uruguai, contribui para a formação de instabilidades no Rio Grande do Sul, que vem provocando chuva de moderada a forte intensidade desde o início da manhã na metade oeste do estado. Foram registrado ventos de 50 km/h e volumes em torno de 50mm em Quaraí até as 9:00.
As instabilidades se espalham no decorrer do dia por todo o estado gaúcho, provocando ventos moderados e pancadas de chuva que podem ocorrer com forte intensidade. Nos demais estados da região, chove de maneira mais isolada, mas há risco para temporais no meio-oeste catarinense, centro e norte do Paraná.
Alerta de temporais também para o Mato Grosso do Sul e na porção central, de norte a sul do estado do Mato Grosso. Para as demais áreas do Centro-Oeste e para o Sudeste, predomínio de tempo firme e quente. Previsão de chuva isolada e rápida somente no leste e norte paulista, e na metade sul de Minas Gerais.
Previsão para a semana
Na terça-feira (08) o sistema de baixa pressão, ou melhor, o ciclone extratropical que se forma no decorrer da segunda-feira (07) se desloca para o oceano, mas a sua frente fria associada ainda influencia o tempo no Rio Grande do Sul de forma costeira. Bastante nebulosidade pela manhã e possibilidade de chuva fraca no leste e sul do estado. No noroeste há previsão de pancadas de chuva forte, que ocorrem também no oeste de Santa Catarina. Na parte da tarde previsão de pancadas isoladas em toda a Região Sul, com risco para temporais somente na metade oeste do estado gaúcho. As temperaturas ficam elevadas e a sensação é de abafamento na parte da tarde.
No restante do país o tempo firme e quente predomina em todo o Sudeste e Centro-Oeste. Previsão de chuva somente no Mato Grosso do Sul, oeste e norte do Mato Grosso, sul de Minas Gerais, norte e leste de São Paulo, que ocorre de forma isolada e de curta duração. No Nordeste, chove de forma mais abrangente e volumosa nas áreas mais ao norte da Região, beneficiando parte do Sertão.
Na quarta-feira (09), outro sistema de baixa pressão contribui para as chuvas no Rio Grande do Sul, onde há potencial para ocorrência de temporais. Em Santa Catarina e Paraná, o destaque é o calor. Chuva comente de forma isolada no sul catarinense e no norte pioneiro no Paraná. No Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas diminuem bastante e as temperaturas se elevam, aumentando a sensação de calor. Previsão de chuva somente o estado de São Paulo, que ocorrem na parte da tarde e de forma isolada. Já no Nordeste, as chuvas aumentam de intensidade e abrangência no norte da Região, favorecendo novamente o Sertão. No entanto, na Bahia o predomínio ainda é de tempo seco e quente, com chuvas somente nas áreas mais ao leste.
No restante da semana as chuvas diminuem no Sul, ocorrendo de forma mais isolada. Já no leste do Sudeste, principalmente no leste paulista, no sul mineiro e no estado do Rio de Janeiro, as pancadas de chuva na parte da tarde ganham abrangência e intensidade. Já para o restante do país não há grandes mudanças nas condições do tempo.