O tempo no fim de semana: Frente fria e massa de ar frio avançam pelo Sul e chegam também ao Sudeste
Uma região de baixa pressão e uma frente fria causarão chuvas no Sul e no litoral do Sudeste neste fim de semana. As temperaturas vão cair e há risco de geadas.
A sexta-feira (11) já se iniciou com tempestades sobre o Rio Grande do Sul, resultado de uma região de baixa pressão sobre o Estado. Mais ao sul, na altura da Argentina, um ciclone se desenvolve e impulsiona uma frente fria que também vai influenciar o tempo no Brasil.
Como resultado destes sistemas, está em vigência um alerta para chuvas de 30 a 60 mm/h, com ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo para boa parte da região Sul. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Em meio aos alertas de tempo severo e ao clima mais quente que o normal em pleno inverno, resta a pergunta: Será que as tempestades severas e o frio continuam durante o fim de semana, ou será que o calor e o tempo seco retornam?
Como fica a previsão para o fim de semana?
Durante o sábado (12), a frente fria causará chuvas na porção norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e também na porção sul do Paraná. Espera-se um total de 30 a 70 mm de chuva, com os maiores acumulados ocorrendo no oeste catarinense.
Também durante o sábado, uma massa de ar frio começa a avançar pelo Sul, fazendo as temperaturas caírem no Rio Grande do Sul. As temperaturas mínimas ficam abaixo dos 10 graus e há risco de geada fraca em praticamente todo o estado gaúcho.
Já no domingo (13), conforme o ciclone avança para o oceano, a frente causa chuvas significativas apenas no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro - Mas os acumulados nessas regiões não passam dos 50 mm. A nebulosidade se mantém em parte de Santa Catarina e Paraná, causando chuvas fracas intermitentes.
No domingo, o frio também se alastra por território catarinense e paranaense. Há risco de geadas moderadas no Rio Grande do Sul e geadas fracas em Santa Catarina e extremo sul do Paraná. O frio também será sentido nos municípios mais próximos do litoral de São Paulo e na região metropolitana, mas não há risco de geada no Sudeste.
Lembrando que, em caso de rajadas de vento e tempestades, existe risco de descargas elétricas (raios) e queda de galhos e objetos. Portanto, é recomendado:
- Não se abrigar debaixo de árvores;
- Não se abrigar debaixo de coberturas pequenas, como quiosques;
- Evitar áreas próximas a postes e torres de transmissão;
- Evitar áreas próximas a objetos altos, como placas e letreiros.
Em caso de dúvida ou emergência, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193). E para acompanhar as previsões para seu município específico, não deixe de conferir o site da Meteored | Tempo.com.