Tempo severo e acumulados de quase 200 mm deixam em alerta parte da Região Sul. INMET emitiu avisos para os três estados
Cavados e uma frente fria se formam nos próximos dias sobre a Região Sul. Os sistemas contribuem para chuvas intensas, tempestades e acumulados de quase 200 mm até a quarta-feira. INMET emitiu avisos de “Risco Moderado” de tempestades.
Após dias de muito calor e com tempestades severas ocorrendo de forma mais pontual na Região Sul, o avanço de uma frente fria de forma costeira até o Sudeste permitiu a atuação de massa de ar mais frio, proporcionando uma condição mais amenas entre a quinta-feira (11) e o sábado (13).
A quarta-feira, 17, é o dia com maior potencial de tempo severo e de chuvas intensas. Até o meio da semana, quase 200 mm podem acumular entre a região Central, a Serra e a região de Porto Alegre no Rio Grande do Sul.
Essa trégua é interrompida nos próximos dias com a formação de cavados e o processo de formação de uma frente fria sobre o Sul do Brasil. O aumento das temperaturas não será extremo, mas o calor típico da época estará presente. No entanto, o maior destaque da previsão do tempo é o retorno das chuvas intensas, tempestades e para os acumulados de 200 mm até a próxima quarta-feira (17), quando uma baixa pressão se forma e traz potencial de tempo severo para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.
A seguir trazemos os destaques e alertas da previsão do tempo para toda a Região Sul.
Segunda-feira, 15 de janeiro
A passagem de uma frente fria no oceano contribui para a formação de de uma região de cavado sobre a Região Sul. Assim, já pela manhã, há a possibilidade de chuva pontual e de até forte intensidade na região da Serra do Rio Grande do Sul e de chuvas de até moderada intensidade no extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná.
Entre o fim do período e o início da tarde, as instabilidades começam a se espalhar e há alerta para o risco de pancadas de chuvas forte e para tempestades pontuais no na região metropolitana de Porto Alegre, no sul, centro e oeste de Santa Catarina e, com maior probabilidade no centro, norte e oeste do Paraná.
No período da tarde, as instabilidades ganham força e se deslocam para o leste da Região Sul. Alerta de chuvas intensas e de tempestades para o norte e nordeste do Rio Grande do Sul, para o meio-oeste, centro e todo o leste de Santa Catarina, para o norte, centro, sul e leste do Paraná. Os maiores acumulados estão previstos para o litoral gaúcho, todo o leste catarinense e leste do Paraná, incluindo a região de Curitiba.
No período da noite, as chuvas perdem intensidade e não há potencial para transtornos, com precipitação fraca e pontual ocorrendo somente no leste.
Terça-feira, 16 de janeiro
Trata-se de um dia de transição de sistemas. Com o afastamento da frente fria e a atuação de um outro sistema entre o Uruguai e a Argentina, a formação de instabilidades fica prejudicada. Assim, durante boa parte da terça-feira (16), o tempo firme predomina em toda a Região Sul, com temperaturas elevadas e sensação de calor.
Por volta do início da tarde, o segundo sistema sobre o Uruguai e a Argentina, uma região de cavado, aproxima-se do Rio Grande do Sul contribuindo para o risco de tempestades no Oeste e na Campanha.
Ao longo da tarde, as instabilidades se espalham e levam potencial de tempo severo no Oeste, no sul das Missões, na Campanha e no Sul do estado. Na região Central e de Porto Alegre, há risco de pancadas de forte intensidade e de tempestades pontuais.
Entre o fim da tarde e o início da noite, o tempo muda no centro e leste de Santa Catarina, no sul e leste do Paraná. Há alerta de pancadas isoladas e de tempestades, com maior probabilidade sobre o território catarinense.
No período da noite, a região de cavado evolui para uma baixa pressão e leva potencial de tempo severo para o Oeste, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul.
Destaque também para os ventos de norte, que mantêm a noite quente e deixam alerta para transtornos na porção central do território gaúcho, em virtude da intensidade das rajadas que podem passar dos 80 km/h.
Quarta-feira, 17 de janeiro
Na madrugada da quarta-feira (17), a baixa pressão se intensifica, fortalecendo as instabilidades em toda a metade sul do Rio Grande do Sul, deixando em alerta para o risco de tempo severo e de chuvas intensas. A região de Porto Alegre, até Caçapava do Sul, Canguçu e no litoral, são as áreas com maior previsão de volume.
No período da manhã, as instabilidades passam a atua no centro-norte do Rio Grande do Sul espalhado para parte de Santa Catarina. Alerta para o risco de chuvas intensas e de tempestades no Oeste, Centro, Norte, Missões, Serra, Litoral Norte e região de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, e nas regiões catarinenses próximas à divisa com o território gaúcho.
Mais para o fim da manhã, o risco de chuvas de forte intensidade e de tempestades se estende para todo o sul, centro e oeste de Santa Catarina, centro-sul e sudoeste do Paraná. As chuvas continuam com muita intensidade na região Central, Norte e leste do Rio Grande do Sul.
No período da tarde, as chuvas continuam com moderada a forte intensidade sobre a metade norte do Rio Grande do Sul e passam a atingir todo o estado de Santa Catarina, com risco de tempestades para o leste do estado. No Paraná, previsão de pancadas isoladas, com risco de tempestades pontuais em todas as regiões. No oeste paranaense, há potencial de eventos mais intensos.