Terça-feira sob alto risco de eventos intensos no Brasil: alertas de chuvas intensas e tempestades severas
Nesta terça-feira, há alto risco de chuvas intensas e tempestades severas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Confira as áreas com maior risco de altos acumulados de chuva.
A passagem de uma frente fria sobre o Brasil aumenta o risco de tempestades severas no centro-sul do país no início desta semana, com maior intensidade nesta terça-feira (03). Confira as áreas mais suscetíveis a transtornos como alagamentos, inundações, deslizamentos e rajadas de vento intensas causadas pelas tempestades.
O alerta começou na manhã desta segunda-feira (02) e é válido até as 10h desta terça-feira-feira (03). São esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos fortes que podem variar de 60 a 100 km/h.
Risco de tempestades severas no Centro-Oeste, Sul e Sudeste
A manhã desta terça-feira (03) tem previsão de chuvas de moderada a forte intensidade no norte e leste do Paraná, assim como no sul, leste e centro de São Paulo. Além disso, chuvas isoladas podem ocorrer entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já na região central de Minas Gerais, são esperadas chuvas leves e pontuais no início da manhã.
Ao longo da manhã, aumenta o risco de tempestades acompanhadas por raios e trovoadas na Região Sudeste, especialmente nas áreas de divisa entre Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Durante a tarde, são esperadas chuvas intensas e tempestades no centro do Paraná, estado de São Paulo, Rio de Janeiro, centro-sul do Espírito Santo, além de grande parte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Em Minas Gerais, as chuvas devem ocorrer de forma pontual no centro-sul, com intensidade moderada a forte no período da tarde.
Inclusive, durante a tarde de terça-feira, as chuvas se espalham sobre o centro-sul do Brasil, com potencial de tempo severo com tempestades e elevado acumulado de chuva em um curto intervalo de tempo.
À noite, as instabilidades persistem no Centro-Oeste e Sudeste, embora as chuvas apresentem menor intensidade em algumas áreas. O alerta para tempestades severas e acumulados significativos de chuva permanece vigente no litoral norte de São Paulo, sul do Rio de Janeiro, leste de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e norte de Mato Grosso.
Na madrugada de quarta-feira (04), as chuvas permanecem no oeste e nordeste de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro, trazendo risco de tempestades severas e altos acumulados. Até o final da manhã, são esperadas chuvas intensas, com potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos.
Os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 mm até o final da noite de quarta-feira, conforme mostrado no vídeo acima, com destaque para o sudoeste e extremo norte de São Paulo, a divisa norte do Paraná e o sudeste do Mato Grosso do Sul. Acompanhe as atualizações no portal Meteored | Tempo.com e confira a previsão detalhada para a sua cidade.