Trégua das chuvas no Sul do Brasil: tempo seco vai predominar por vários dias até pelo a primeira quinzena de junho
A tão aguardada trégua das chuvas no Sul do Brasil chega nesse finalzinho de maio e tende a ficar instalada nos primeiros dias de junho também. Veja até quando.
Após o mês de maio mais chuvoso das últimas décadas, enfim, a tão aguardada trégua das chuvas chega ao Sul do Brasil, dessa vez para ficar por dias consecutivos. O finalzinho de maio e os primeiros dias de junho serão marcados pelo tempo predominantemente seco!
A trégua da chuva é crucial neste momento no Sul do país devido a situação catastrófica que foi registrada com as enchentes passadas, muitas cidades seguem completamente destruídas, aeroportos importantíssimos como o de Porto Alegre sem data para reabertura.
De toda a chuva registrada e de todo o caos instalado neste mês de maio especialmente no Rio Grande do Sul, todo mundo já sabe. A pergunta que fica agora é quando chega a trégua das chuvas e quanto tempo ela vai durar, é o que vamos acompanhar abaixo.
O tempo no feriado prolongado
A reta final de maio e o comecinho de junho já serão marcados por um feriado prolongado, um dos poucos nesse ano de 2024. A condição já será de avanço de uma massa de ar seco e frio pela região.
O mapa acima mostra a tendência de chuva até o próximo domingo, já sendo 2 de junho. No entanto, essa chuva mostrada no mapa está prevista para cair no máximo até a manhã desta quarta-feira (29), com volumes baixos e sem potencial para gerar transtornos ou riscos à população.
Com o afastamento do ciclone extratropical, a previsão é de tempo firme se espalhando pela região Sul a partir de meados desta semana, ou seja, todo o feriado prolongado tende a ser marcado por tempo seco, predomínio de sol, diminuição de nebulosidade, mas por outro lado, pelo frio intenso.
Até quando vai a trégua das chuvas
Como mencionado acima, o tempo firme já vai se espalhar pela região Sul do Brasil a partir de meados desta semana, vai durar o feriado de Corpus Christi todo e, o mais importante, tende a permanecer por mais alguns dias.
Segundo as projeções mais recentes do modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, a tendência é que a trégua das chuvas dure por dias consecutivos no Sul do Brasil, o que é uma excelente notícia após as enchentes. Junho vai começar sob efeito de uma massa de ar seco que inibe a formação de novas instabilidades.
A tendência é que o tempo firme dure pelo menos até o dia 06 de junho, sendo a quinta-feira da semana que vem. Existe uma tendência, a qual pode mudar, de que a trégua acabe a partir do dia 08 de junho quando pancadas de chuva serão registradas no sul do Rio Grande do Sul.
Porém, é somente a partir da manhã do dia 12 de junho que uma frente fria deve chegar de fato para provocar as mudanças no tempo de forma mais abrangente. Ao que tudo indica, a frente fria com um forte centro de baixa pressão atmosférica de 972hPa já vai avançar pelo estado gaúcho e caminhar rumo a Santa Catarina e ao Paraná também nos dias seguintes.