Trégua do frio: Sul do Brasil terá uma semana de tempo firme e temperaturas máximas em elevação

Depois do fim de semana úmido e nublado, região Sul terá dias de sol e temperaturas amenas pelo menos até a próxima quinta-feira. Máximas em Porto Alegre devem passar dos 20ºC.

temperatura máxima, previsão, região sul
Temperaturas máximas na próxima terça-feira. Grande parte da região chegará em torno dos 20ºC na tarde do dia 16 de julho.

A massa de ar mais frio que esteve atuando sobre o Sul do Brasil na semana que passou irá se deslocar para o oceano, e as condições atmosféricas ficarão propícias para tempo mais firme na região ao longo dos próximos dias.

Até terça-feira (16), alguma chuva isolada pode acontecer no leste de Santa Catarina e Paraná. A partir de quarta (17), o sol predomina em toda a região. Com mais sol, as temperaturas máximas tendem a se elevar.

Com a menor quantidade de nebulosidade, as noites tendem a ficar um pouco mais frias, enquanto as tardes terão temperaturas mais elevadas. A amplitude térmica (diferença entre a menor e a maior temperature do dia) aumentará. As mínimas ficarão próximas dos 10ºC e as máximas atingirão 20ºC.

Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba devem começar os dias entre quarta e sexta-feira (19) com névoa, devido ao tempo estável, baixas temperaturas e ventos úmidos soprando desde o mar. Ao longo do dia, o tempo abre, as temperaturas aumentam e chegam a máximas ligeiramente acima de 20ºC em todas as capitais do Sul.

anomalia de temperatura, América do Sul
Diferença da temperatura prevista entre 15 e 22 de julho de 2024, em relação à temperatura da semana na média entre os anos de 2003 e 2023

As temperaturas previstas para esta semana são comuns nesta época do ano? As diferenças (anomalias), calculadas entre a temperatura prevista para esta semana e as temperaturas médias da região Sul nos últimos 20 anos para o período (15 a 22 de julho), mostram que o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina estarão com termômetros 1 a 3 graus acima do normal. Já no Paraná, estas temperaturas amenas são o que se espera, em média, no período.

Menos chuva e temperaturas mais amenas até o fim do mês

Conforme já havia sido prognosticado pela equipe Meteored, estas condições descritas devem perdurar sobre a região até o final do mês.

Pelo menos até 29 de julho, os modelos indicam temperaturas acima da média e chuvas abaixo da média para toda a região Sul.

A condição de chuvas abaixo da média nesta quinzena não tem, ainda, relação com o fenômeno La Niña, previsto para se estabelecer ao longo do próximo semestre. As águas do Pacífico ainda estão em condição de neutralidade, e a atmosfera ainda segue com um leve sinal de resquício de El Niño (o índice de Oscilação Sul mensal encontra-se ainda levemente negativo).

Possivelmente, esta condição mais seca está associada a uma oscilação climática chamada Oscilação de Madden-Julian, que segundo a previsão do ECMWF estará, entre os dias 16 e 25 de julho, em uma fase favorável para ligeira diminuição de chuvas no Sul do país neste período do ano.

No início de agosto, a tendência é que a precipitação retorne, dentro da média, aos estados do Sul. Porém, esta é uma tendência especulada para um período ainda distante, portanto fiquem ligados na Meteored para acompanhar as atualizações.