Últimos dias de 2019 serão escaldantes em parte do Centro-Sul
O calor já se faz presente na Região Sul e a previsão para os próximos dias é de aumento das temperaturas em boa parte do Centro-Sul. Destaque para o Rio Grande do Sul, onde as máximas ficam próximas dos 40°C!
O início do enfraquecimento do Aquecimento Estratosférico sobre o continente antártico, vem contribuindo para uma tendência positiva da Oscilação Antártica, o que representa uma intensificação do vórtice polar e consequentemente uma retração do cinturão de baixas e altas pressões em direção ao polo sul.
Essa condição acaba por favorecer a aproximação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) a costa do Brasil, aumenta o escoamento de norte, que é mais quente, no Centro Sul e o de leste no Nordeste, aumentando as chuvas no leste da Região. Nos próximos dias veremos que as maiores temperaturas serão registradas no Mato Grosso do Sul, oeste da Região Sul e, principalmente, no Rio Grande do Sul, pelo fato de o ar que vem de norte passar mais tempo sendo aquecido e a condição topográfica na região central e leste gaúchos serem mais baixas e favorecerem o aumento das temperaturas e um sensação térmica maior.
O calor escaldante
Na manhã de Natal a sensação de calor já pôde ser sentida em praticamente todo o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, oeste e norte do Paraná e no Mato Grosso do Sul. No Paraguai e no norte da Argentina, os termômetros já marcavam valores em torno dos 30°C. Na tarde desta quarta-feira (25), as máximas atingem os 35°C na região Central, os 37°C na região metropolitana de Porto Alegre, no Oeste e nas Missões, os 33°C na Campanha e os 30°C no Norte. Em Santa Catarina e no Paraná, as máximas no Natal oscilam de 28 a 32°C, sendo que no oeste paranaense os termômetro podem chegar aos 35°C. Já no Paraguai e no norte da Argentina, as temperaturas chegam facilmente aos 40°C.
Na quinta-feira (26), os escoamento de norte ainda não é tão intenso e as temperaturas não recebem grande acréscimo. No início da manhã a sensação é amena e até de frio em algumas áreas, como o sul do Rio Grande do Sul, Regiões Serranas do Sul, sul e leste do Paraná. No entanto, no fim da manhã o calor já poderá ser sentido e, na parte da tarde, a previsão é de que as máximas fiquem 1°C acima em relação ao dia anterior em toda a Região Sul. Previsão de 38°C para Porto Alegre, de 28°C para Florianópolis e de 30°C para Curitiba.
Na sexta-feira (27), o calor já aumenta na região Central do Rio Grande do Sul, com máximas que chegam aos 38°C. Já em Porto Alegre, apesar de não houver aumento, a previsão também é de 38°C, a sensação de abafamento é mais intensa, pelo fato de haver aumento da nebulosidade e, consequentemente, da umidade. Pancadas isoladas e de curta duração no fim da tarde no leste gaúcho, no extremo oeste do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, podem trazer um breve sensação de alívio.
Mas é no sábado (24) que há o pico do calor. O escoamento de norte fica mais intenso devido a atuação de um cavado sobre o Uruguai. Assim, o famoso “vento norte” será sentido em toda a metade sul do Rio Grande do Sul, porém sem potencial para transtornos. As máximas atingem os 39°C na região metropolitana de Porto Alegre, os 29°C em Florianópolis e os 33°C em Curitiba. No fim da tarde, há alerta para temporais isolados no sul, centro e leste do Rio Grande do Sul. No Paraguai e norte da Argentina destaque para as máximas que passam dos 40°C.