Um fim de semana com chuva, temporais, frio e muito calor pelo Brasil
Fim de semana completo e de contraste! Boa parte do centro-norte do país com tempo firme e muito quente. Já no centro-sul, há calor, mas o frio também será destaque em parte da Região Sul, onde há alerta de mais chuva.
Chuvas frequentes e torrenciais vem atingindo parte do centro-sul do país nos últimos dias, o que resultou em uma vazão de 10 vezes maior que a média observada nas Cataratas do Iguaçu. As chuvas na Região Sul e no estado do Mato Grosso do Sul ainda continuam e contribuem para a manutenção das vazões dos rios elevadas, mantendo o potencial de enchentes e enxurradas elevado.
Além das chuvas, uma massa de ar frio influencia parte da Região Sul, sendo mais efetiva em manter a sensação de frio no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Já no restante do país, pancadas e temporais no oeste do país e até mesmo no estado de São Paulo, com temperaturas elevadas em todo o centro-norte e máximas próximas dos 40°C.
Previsão do tempo para o sábado
No sábado (15), a frente fria que vinha provocando chuvas expressivas na Região Sul, atua de forma costeira e deixa o dia nublado no centro-leste de Santa Catarina, do Paraná, no sul e faixa leste de São Paulo. Além disso, a massa de ar polar na sua retaguarda atua mais para o oceano e favorece o transporte de umidade para o leste do Rio Grande do Sul, onde o tempo também fica nublado.
Há previsão de chuva fraca pela manhã e de moderada intensidade a partir da tarde desde o nordeste do Rio Grande do Sul até o sul de São Paulo. A partir da tarde, uma região de cavado se forma entre o Paraguai e o Sul do Brasil, assim, chuvas de até forte intensidade e temporais atingem o oeste de Santa Catarina, do Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul. A precipitação reduz no período da noite.
Previsão de chuvas intensas e temporais também para o Norte do país, mais precisamente para a metade oeste que abrange o Acre, o Amazonas, Rondônia, Roraima, o oeste, norte e noroeste do Pará.
No restante do país, o tempo firme predomina, com maior concentração de nuvens na faixa leste que vai do Rio de Janeiro até o estado da Bahia. O calor é o destaque com máximas que podem chegar aos 38°C e 39°C no interior do Nordeste, no Tocantins e no norte de Goiás. Nas demais áreas as temperaturas ficam acima dos 30°C.
Previsão do tempo para o domingo
No domingo (16), uma baixa pressão se forma na Região Sul com chuvas de fraca a forte intensidade pela manhã na metade leste e norte do Rio Grande do Sul, no estado de Santa Catarina e no Paraná durante o período da manhã. O leste gaúcho, o sul catarinense, o norte e noroeste paranaenses.
No período da tarde, as chuvas ocorrem de forma isolada e sem potencial para transtornos. Chuvas de moderada intensidade podem ocorrer no sul de Santa Catarina e pancadas isoladas atingem também o sul do Mato Grosso do Sul, o sul e leste de São Paulo.
No restante do país, sem grandes novidades. Chuvas se concentram na metade oeste da Região Norte, onde há potencial de chuvas intensas e temporais. Nas demais áreas, tempo firme e muito calor, com máximas acima dos 30°C e podendo chegar aos 39°C no interior do Nordeste, no Tocantins e norte de Goiás.