Uma Páscoa com ar frio, sol, frente fria e alertas de chuvas intensas

Massa de ar frio já atua em boa parte do centro-sul e ainda será destaque no fim de semana da Páscoa. Na no Nordeste, uma frente fria contribui para chuvas intensas em parte da Região.

previsão do tempo fim de semana páscoa
O fim de semana da Páscoa teremos de tudo: frio, sol, frente fria, alertas de chuvas volumosa.

O tão esperado feriado santo chegou em com ele uma massa de ar frio em boa parte do centro-sul. Além, claro, da frente fria e das chuvas no norte do Sudeste e na região Nordeste. Para quem nos segue não foi pego de surpresa e já sabia o que esperar, pois a Meteored se dedicou a fazer uma seção somente para a Semana Santa.

Continuando com as previsões especiais para este feriado de Páscoa, a massa de ar frio continua atuando neste fim de semana no centro-sul, proporcionando condições agradáveis em boa parte das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Já no Nordeste, uma frente fria traz condições mais instáveis e há alertas de chuvas intensas.

Previsão do fim de semana para a Região Sul

O fim de semana será com atuação da massa de ar frio e tempo firme em boa parte da Região. Em resumo serão dias muito proveitosos e com temperaturas baixas, mas nada extremo. No entanto, não é em todo o lugar que faz sol.

No sábado (16) a massa de ar frio, um sistema de alta pressão ou anticiclone, mantém o seu centro sobre o Uruguai, mas o ar frio se espalha por toda a Região Sul. No entanto, os ventos de leste/sudeste contribuem para uma maior concentração de nuvens no leste e sul do Rio Grande do Sul e no leste dos estados de Santa Catarina e do Paraná, porém esse aumento na nebulosidade ocorre a partir da tarde no território catarinense e paranaense. No gaúcho, já pela manhã o tempo fica mais fechado. Não há previsão de chuva em nenhuma localidade.

Localidades Sábado 16/04
mín/máx
Domingo 17/04
mín/máx
Porto Alegre - RS13°C / 21°C 13°C / 22°C
Pelotas - RS13°C / 22°C 14°C / 21°C
Bagé - RS9°C / 21°C 11°C / 22°C
Uruguaiana - RS 11°C / 22°C 12°C / 22°C
Santa Maria - RS 11°C / 21°C 11°C / 23°C
Erechim - RS 7°C / 19°C 8°C / 20°C
Gramado - RS 7°C / 16°C 7°C / 19°C
Vacaria - RS 6°C / 18°C 7°C / 18°C
Urubici - SC 6°C / 18°C 7°C / 18°C
Florianópolis - SC 15°C / 24°C 15°C / 23°C
Joinville - SC 12°C / 24°C 16°C / 23°C
Caçador - SC 6°C / 21°C 9°C / 20°C
Chapecó - SC 8°C / 21°C 9°C / 21°C
Curitiba - PR 8°C / 19°C 12°C / 19°C
Ponta Grossa - PR 8°C / 20°C 10°C / 19°C
Guarapuava - PR7°C / 19°C 8°C / 19°C
Londrina - PR10°C / 23°C 11°C / 23°C
Umuarama - PR 12°C / 24°C 13°C / 24°C
Foz do Iguaçu - PR 11°C / 25°C 13°C / 25°C
Temperaturas para algumas localidades da Região Sul, segundo modelo ECMWF

No domingo (17), a massa de ar frio continua influenciando o tempo na Região Sul, mas as temperaturas já se encontram patamares um pouco mais elevados. Isso acontece devido ao aumento da umidade. Assim, o sol aparece entre muitas nuvens no Rio Grande do Sul e no leste e norte de Santa Catarina, com nebulosidade variável ao longo do dia, porém aumentando no nordeste gaúcho, leste e oeste catarinenses.

No Paraná, o tempo fica nublado ao longo do dia em todo o leste, com tempo firme na maior parte das regiões. Somente no extremo oeste, que o tempo fica instável a partir do fim do dia e há previsão de chuva fraca.

Previsão do fim de semana para a Região Sudeste

O padrão do comportamento do tempo é muito semelhante tanto no sábado (16) quanto no domingo (17): atuação do ar mais frio e seco na metade sul da Região e da frente fria na metade norte.

Assim, o fim de semana será de tempo firme e ensolarado em praticamente todo o estado de São Paulo, na região do Triângulo Mineiro, no centro-sul de Minas Gerais e na metade sul do Espírito Santo. No sul e leste paulista, bem como no Rio de Janeiro, o sol aparece entre muitas nuvens, com nebulosidade variável ao longo do dia, mas sem previsão de chuva.

chuva páscoa Minas Gerais e Espírito Santo
Frente fria favorece o tempo instável no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Já na metade norte do de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo, a frente fria deixa o tempo nublado ao longo de todo o fim de semana, mas com chuvas de fraca intensidade alternando com período de melhoria somente no extremo norte desses estados.

Previsão do fim de semana para a Região Centro-Oeste

Tempo firme e ensolarado em praticamente toda a Região. Previsão de tempo instável, somente para a metade norte de Goiás e norte do Mato Grosso. O tempo fica nublado nessas áreas com possibilidade de chuva fraca pela manhã e, a partir da tarde, a precipitação ocorre de forma mais intensa, sem potencial para temporais, mas no sábado (16), há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade no norte goiano.

Previsão do fim de semana para a Região Nordeste

Fim de semana no Nordeste com a manutenção da influência da ZCIT em toda a faixa norte da Região, o que proporciona dias nublados, com possibilidade de chuva fraca pela manhã, mas com o destaque das chuvas moderadas a partir da tarde. No domingo (17), as chuvas ocorrem de forma mais intensa e há alertas de precipitação volumosa no noroeste do Ceará e no norte do Piauí.

Alerta de chuvas volumosas no leste da Bahia entre o Porto Seguro e Salvador, onde os volumes podem chegar aos 100 mm no fim de semana.

Na porção leste, a circulação de leste proporciona um tempo nublado, com nebulosidade variável e possibilidade de chuva fraca a moderada do norte da Bahia até o Rio Grande do Norte. No domingo (17), as chuvas ocorrem mais ao longo do dia e com maior intensidade, principalmente entre o norte baiano e o estado de Sergipe.

No entanto, o destaque do fim de semana fica para a faixa leste da Bahia, entre Porto Seguro e Salvador. A frente fria atua no decorrer dos dois dias, deixando o tempo chuvoso, com a precipitação ocorrendo de fraca a moderada intensidade no sábado (16) e de forma mais intensa no domingo (17), quando há potencial para transtornos com possibilidade de alagamentos e pontos de inundação.

No restante e no interior do Nordeste, muitas nebulosidade, mas o sol consegue aparecer. A partir da tarde, há potencial para chuvas isoladas, que podem ocorrer com moderada a forte intensidade, com precipitação mais abrangente e volumosa no estado da Bahia no oeste de Sergipe e de Pernambuco.