Umidade do ar atinge patamares alarmantes abaixo dos 10% em boa parte do Brasil nos próximos dias

A umidade do ar pode cair para níveis desérticos, entre 8% e 20%, na porção central do país neste fim de semana, com temperaturas máximas previstas de até 40°C em algumas cidades.

Umidade baixa
Umidade do ar pode atingir níveis desérticos na porção central do país durante este fim de semana. Foto: Divulgação.

O último final de semana de agosto vai ser marcado por céu ensolarado, tempo seco e muito quente na porção central do Brasil, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Com isso, o risco de novos focos de incêndio aumenta, uma vez que os níveis de umidade relativa do ar podem ficar abaixo de 20% e, em alguns municípios, atingir níveis desérticos, abaixo de 10%.

Umidade do ar ar em níveis desérticos no Centro-Oeste

Como já havíamos noticiado aqui na Meteored Brasil, uma massa de ar quente deve se espalhar pelo centro-norte do país neste fim de semana, com temperaturas máximas chegando a 40°C em algumas cidades das regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Centro-Oeste
Tempo quente e seco reduz a umidade do ar na região central do país neste sábado (31).

Uma das consequências do tempo quente e seco é a redução da umidade relativa do ar, que neste fim de semana deve chegar a níveis inferiores a 20%. Na tarde do sábado (31), teremos umidade do ar entre 10% e 15% nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e parte do estado de Goiás.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis de umidade relativa do ar abaixo de 20% são considerados uma situação de emergência.

Também há previsão de baixa umidade do ar no oeste do estado de São Paulo e centro-oeste de Minas Gerais, também com valores abaixo de 10% na tarde do sábado (31).

Umidade do ar
Umidade do ar pode chegar a níveis abaixo de 10% na tarde do domingo (01) na Região Centro-Oeste.

No domingo (01), os níveis de umidade do ar devem ser parecidos, e no sul do Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul, os valores podem chegar a 8% no período da tarde, similares aos registrados em regiões desérticas. Vale lembrar que a baixa umidade do ar, a vegetação mais seca e o aumento da temperatura ajudam na propagação de possíveis incêndios florestais.

Diante deste cenário, a recomendação é evitar realizar atividades físicas ao ar livre entre 11h e 15h, umidificar o ambiente através de toalhas molhadas, vaporizadores e recipientes com água, beber bastante água e evitar exposição ao sol. Além disso, recomenda-se a utilização de soro fisiológico nos olhos e narinas.

Calor persistente no centro-norte do país até o início da próxima semana

Até o início da próxima semana o calor deve continuar atuando no centro-norte do país, com temperaturas máximas de até 40°C no período da tarde, principalmente no Centro-Oeste. Em grande parte do Mato Grosso, a previsão para a tarde de segunda-feira (02) é de temperaturas máximas em torno de 40°C, assim como no oeste do Mato Grosso do Sul, de São Paulo e de Goiás.

Calor
Temperaturas máximas previstas para o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem ultrapassar os 40°C na terça-feira (03).

A terça-feira (03) também será um dia extremamente seco e quente no oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No extremo sul do estado do Mato Grosso, em Rondonópolis, a previsão indica temperaturas máximas de 44°C durante a tarde de terça-feira (03).