Vai esquentar! Máximas ficam próximas de 30°C no Sul e no Sudeste e passam disso no Centro-Oeste
Uma mudança no padrão climático brasileiro fará as temperaturas voltarem a subir ao longo dos próximos dias, especialmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste - ocasionando máximas mais quentes que o normal.
Nos últimos dias, a passagem de ciclones, frentes e a entrada de massas de ar frio no país fizeram as temperaturas caírem em praticamente todo o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. O frio tem predominado especialmente no Sul, onde houve registros de geada e até mesmo de neve em Santa Catarina.
No entanto, previsões indicam que este padrão vai mudar em breve. Ao longo dos próximos dias, prevalece sobre território brasileiro uma alta pressão que vai inibir a formação de chuva e reduzir a nebulosidade em praticamente todos os Estados.
A exceção são alguns Estados como Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, onde nuvens e chuva fraca ainda se mantêm ao longo dos próximos dias, evitando a formação de temperaturas mais altas. Isso se dá por conta dos resquícios da última frente fria que avançou pelo país.
As temperaturas máximas já estão muito altas em alguns Estados, como Maranhão e Tocantins - que registraram, nesta quarta-feira (19), temperaturas de 38°C em Balsas e em Porto Nacional. Modelos de previsão indicam que temperaturas similares também serão registradas no Centro-Oeste, especialmente no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul.
Na região Sul, especialmente ao oeste do Paraná, temperaturas altas também serão registradas até a tarde do sábado (22), chegando a valores muito próximos dos 30°C em vários municípios. Durante a madrugada, as mínimas chegarão a 20°C em vários municípios, mas em nenhum momento caem abaixo dos 10°C.
A umidade relativa também cai, especialmente em São Paulo, onde os valores ficam em torno dos 30%, e no Centro-Oeste, onde os valores podem chegar a 20% ou menos, o que pode ocasionar problemas de saúde.
Esse comportamento climático é impulsionado, em parte, pela Oscilação Antártica (AAO) - relacionada a mudanças na posição da corrente de jato, dos sistemas frontais, ciclones e anticiclones. Previsões indicam que a oscilação passará para valores positivos ao longo dos próximos dias, o que sinaliza uma dificuldade maior na formação dos chamados sistemas transientes, como ciclones e frentes frias.
Além desse padrão inibir a formação de chuvas especialmente no Sul e Sudeste, outra consequência é um menor avanço de massas de ar frio pelo país. O resultado será uma breve onda de calor que traz, portanto, um alívio para o frio intenso que atingia grande parte do Brasil - mas piora a situação de locais que já estavam registrando temperaturas altas para a época do ano.
Para conferir as temperaturas que estão previstas para sua cidade e não ser pego de surpresa pelo calor no meio do inverno, não deixe de consultar a previsão do tempo específica para o seu município aqui no site da Meteored | Tempo.com.