Veranico em agosto: bloqueio atmosférico define o tempo na primeira semana. Quando muda o padrão?

Um padrão de bloqueio se estabeleceu e persiste pelo menos durante os primeiros 7 dias de agosto. Quando muda o padrão? Há potencial de chuva e frio intenso?

veranico em agosto
Bloqueio atmosférico proporciona uma condição de veranico na primeira semana de agosto. Quando o padrão atmosférico muda?

Um padrão de bloqueio se estabeleceu nos últimos dias, provocando uma redução das chuvas no centro-sul do Brasil, principalmente sobre a Região Sul, quando se esperam chuvas mais frequentes entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Essa condição, também proporciona aumento das temperaturas no centro-sul do Brasil, uma vez que o escoamento de norte é favorecido e acontece o transporte do ar mais quente no centro-norte do Brasil para as áreas mais ao sul.

Esse padrão está bem representado pelas anomalias de precipitação e de temperatura do modelo ECMWF. No período de 31 de julho a 07 de agosto, anomalias de negativas predominam pelo Brasil, sendo mais intensas na Região Sul. Em virtude da intensificação dos ventos de leste, há um sinal positivo no leste da Bahia. Nebulosidade e chuvas isoladas correspondem às anomalias positivas na Região Norte, mas não há expectativa de volumes elevados.

veranico em agosto
Anomalia de precipitação para o período de 31 de julho a 07 de agosto, segundo o modelo EMCWF.

Como resposta ao padrão mais seco, sem a atuação efetiva de uma massa de ar polar, os ventos de quadrante norte atuam com mais frequência. Assim, o ar quente do centro-norte do Brasil é transportado até o centro-sul, provocando aumento das temperaturas.

veranico
Anomalia de temperatura para o período de 31 de julho a 07 de agosto, segundo o modelo EMCWF.

O aumento das temperaturas e o padrão mais seco fora de época é denominado como veranico. Já tivemos um veranico no mês de maio, um em junho e agora outro em agosto. As anomalias de temperaturas mostram uma condição aquecida em praticamente todo o Brasil, sendo mais intensas na porção oeste do país.

Quando o padrão muda? Há expectativa de chuvas volumosas e frio?

Há sim a previsão de uma mudança de padrão, que deve ocorrer na segunda semana de agosto, entre os dias 07 e 14 de agosto. Até o momento, a mudança de padrão ocorreria com a atuação de uma frente fria e a formação de cavados que manteriam o tempo instável entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a partir do dia 08.

chuvas no Sudeste e Sul
Anomalia de precipitação para o período de 07 de agosto a 14 de agosto, segundo o modelo EMCWF.

Para a segunda semana de agosto, não há expectativas de eventos extremos ou de tempo severo. Mas como ainda se trata de uma tendência, mudanças podem ocorrer e começar a aparecer nos mapas de previsão de eventos mais intensos.

calor em agosto
Anomalia de temperatura para o período de 07 de agosto a 14 de agosto, segundo o modelo EMCWF.

Em relação às temperaturas, ainda há um cenário mais quente que o normal, mas com ocorrência das chuvas e da massa de ar frio, as temperaturas não devem aumentar muito no centro-sul do Brasil. Já na porção central do Brasil, o padrão de temperatura deve se manter semelhante ao atual.