Verão em pleno inverno: Região Sul do Brasil terá período seco e muito quente em junho

O Sul do Brasil enfrentará um mês de Junho excepcionalmente quente e seco, com temperaturas altas e pouca chuva, devido ao avanço e persistência de uma massa de ar quente.

Grande parte do Brasil está prestes a enfrentar um período mais parecido com o verão do que com o Inverno em pleno mês de Junho. Uma grande massa de ar quente, com temperaturas muito acima do normal, avançará por uma vasta área da América do Sul, resultando em condições climáticas atípicas para essa época do ano.

A região Sul do Brasil será particularmente afetada pela situação e enfrentará um período prolongado de temperaturas acima da média e chuva escassa, que pode persistir até pelo menos a metade do mês de junho.

Rio Grande do Sul terá temperaturas próximas dos 30ºC

Ao invés do frio habitual de Junho, o Rio Grande do Sul deve experimentar um calor mais típico de fim do verão. Nesta última terça-feira (04), Porto Alegre amanheceu com temperaturas frias, batendo cerca de 5ºC em bairros do extremo sul. No entanto, já nesta quarta-feira (05), as mínimas subiram significativamente, chegando a 10,6ºC na mesma região.

A tendência, ao longo das próximas semanas, é de que as temperaturas continuem subindo. A massa de ar quente permanecerá pelo menos até a metade de Junho, mantendo as temperaturas em patamares muito acima do normal.

Ao longo dos próximos dias, pode até fazer um pouco de frio durante a madrugada e o início da manhã, mas as tardes serão marcadas por temperaturas bem acima da média.

Previsão de temperaturas máximas na segunda-feira durante a tarde.
Previsão de temperaturas máximas na segunda-feira durante a tarde mostra valores próximos dos 30ºC se formando em diversos municípios da Região Sul.

Em Porto Alegre, por exemplo, é comum que as máximas girem em torno dos 20ºC durante o mês de Junho. No entanto, previsões indicam a possibilidade de temperaturas entre 25ºC e 29ºC já no próximo fim de semana. Em algumas cidades da região Sul, as máximas podem chegar a valores próximos dos 30ºC ou até mesmo ultrapassar esse valor.

Vale notar, inclusive, que as altas temperaturas não se restringem ao Sul do Brasil. Quase toda a América do Sul enfrentará temperaturas acima da média. No Norte da Argentina e no Paraguai, algumas cidades podem registrar máximas em torno dos 36ºC, e o mesmo ocorre também no Centro-Oeste do Brasil.

Chuva se mantém escassa na América do Sul

Graças ao ar mais quente está penetrando no Rio Grande do Sul, podem haver formação de alguma nebulosidade. Ainda assim, o tempo permanecerá ensolarado na maior parte do território gaúcho durante os próximos dias. Há previsão de chuvas breves no Sul do estado e de forma mais isolada no extremo Leste, mas os volumes serão baixos e, num geral, não devem ultrapassar os 50 mm.

Isso significa que, depois das chuvas significativas de Abril e Maio, a tendência é de pouca precipitação no Rio Grande do Sul. Acontece que a persistência do ar seco e quente sobre o país suprime a instabilidade atmosférica, resultando em um período prolongado de seca.

É muito provável que diversas cidades gaúchas, catarinenses e paranaenses fiquem pelo menos uma semana sem registrar nenhuma chuva - algo pouco usual para esta época do ano. Alguns municípios podem ficar duas semanas ou mais sem nenhum registro de chuva.

Previsão de chuva total acumulada até segunda-feira
Previsão de chuva total acumulada até segunda-feira mostra que a maior parte da Região Sul permanecerá seca, sem chuvas significativas - exceto extremo Sul e Leste gaúchos.

Essa situação é atípica porque Junho costuma ser um mês mais chuvoso no Rio Grande do Sul, com frentes e baixas pressões se formando frequentemente e provocando chuvas semanais na região. No entanto, tudo indica que a situação deste mês será seca, com chuvas escassas e baixa umidade relativa.

Em resumo, o Sul do Brasil - em especial Rio Grande do Sul - experimentará um mês de junho excepcionalmente seco e quente. As temperaturas estão se tornando significativamente mais altas do que o normal, enquanto a precipitação será escassa, criando condições climáticas incomuns para a estação.

Para descobrir as temperaturas exatas previstas para o seu município, tanto para esta semana quanto para a próxima, não deixe de conferir a previsão completa e detalhada para sua localização aqui no site da Meteored | Tempo.com.