Volta a chover na Região Sul: como serão as chuvas a partir desta sexta-feira e o fim de semana?
O Sul vem enfrentando um período sem chuvas que deve se estender até o fim do mês. No entanto, nos próximos dias alguns pontos da Região vão receber chuva nos próximos dias. Confira os detalhes da previsão.
Um padrão bastante seco se estabeleceu a partir da segunda semana de maio sobre boa parte do Brasil, principalmente na Região Sul, onde, nessa época do ano as chuvas ainda acontecem de forma expressiva sobre o Rio Grande do Sul, o meio-oeste de Santa Catarina e o Paraná.
Esse padrão seco está sendo provocado pelo comportamento de dois fatores climáticos: as oscilações Madden-Julian (MJO) e Antártica (AAO). A primeira está favorecendo a subsidência no centro-sul do Brasil atuando na fase 6, ou seja, dificultando a formação de nuvens. Já a segunda, está atuando com sinal positivo, que representa um posicionamento mais ao sul dos sistemas transientes de precipitação. Assim, a combinação desses dois fatores favorece esse padrão mais seco e, agora, com uma tendência de elevação das temperaturas.
Detalhes da previsão do tempo
Na sexta-feira (19), o tempo firme predomina em toda a Região Sul, com frio durante a madrugada, primeiras horas da manhã e a partir do fim da tarde. Sensação é agradável ao longo do dia.
No entanto, o que chama a atenção é a formação de uma região de cavado entre a Argentina e o Uruguai, que por volta do meio da tarde já atua mais próxima do Rio Grande do Sul, provocando aumento da nebulosidade no Oeste e na Campanha. Somente no período da noite que as instabilidades podem provocar chuvas muito pontuais e de fraca intensidade nas localidades próximas à fronteira.
Na madrugada do sábado (20), a região de cavado evolui para uma frente fria que passa a atuar nas regiões gaúchas do Sul, Campanha e Oeste, com chuvas ocorrendo ainda de forma pontual, mas com até moderada intensidade, com maior probabilidade para o Oeste.
Ao longo do dia, a frente fria não consegue avançar e o potencial de chuvas diminui. No entanto, instabilidades vindas da Argentina trazem potencial para pancadas de até forte intensidade nas áreas de fronteira do Oeste e das Missões a partir do fim da tarde.
No restante do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, o tempo firme predomina ao longo de todo o dia, com sensação térmica agradável e formação de nuvens altas que embelezam o dia.
No domingo (21), a frente fria passa a atuar mais no oceano e uma região de cavado se forma sobre a Região Sul. No entanto, as instabilidades ainda não conseguem se desenvolver e se espalhar pela Região. Pela manhã, previsão de chuvas de fraca intensidade nas regiões de fronteira do Oeste, da Campanha e das Missões no Rio Grande do Sul. No extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná, há a possibilidade de pancadas mais intensas a partir de meados do período.
Ao longo da tarde, as instabilidades consegue se deslocar para oeste e chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrem de forma isolada na região Central e no Sul do Rio Grande do Sul. Entre o meio e o fim da tarde, as chuvas chegam a região metropolitana de Porto Alegre. No oeste de Santa Catarina e extremos oeste e sudoeste do Paraná, há potencial para tempestades.
A partir da noite, as chuvas diminuem e o tempo firme volata a predominar em toda a Região Sul. Condição esta que perdura ao longo da semana seguinte.