Voltar a esfriar! Início da próxima semana será marcada pelo avanço de uma massa de ar frio
A próxima semana vai começar o avanço de uma massa de ar frio e trazer de volta o frio para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Confira aqui as primeiras impressões da previsão.
O padrão de bloqueio atmosférico atual está com os dias contados. A partir de domingo (07), uma frente fria que se forma ao longo do fim de semana consegue avançar pela Região Sul e na próxima semana atua de forma costeira no Sudeste.
Esse deslocamento favorece o avanço de uma massa de ar frio pelo centro-sul do Brasil e, consequentemente, para a queda das temperaturas ao longo da semana, iniciando já na segunda-feira (08) e com pico de intensidade na quarta-feira (10) e na quinta-feira (11).
Detalhes da massa de ar frio
Com o avanço da frente fria no domingo (07), a massa de ar frio já começa a atuar no Rio Grande do Sul no período da noite na Oeste, Campanha, Missões e região Central do estado.
No decorrer da segunda-feira (08), o ar frio penetra cada vez mais na Região Sul e no período da noite já chega ao norte do Paraná e estado do Mato Grosso do Sul. As temperaturas no fim da noite variam de 12 a 15°C nas áreas de fronteira do Rio Grande do Sul e na porção central do estado. Em Santa Catarina e no Paraná, as temperaturas variam de 13 a 21°C.
Na terça-feira (08), a frente fria atua de forma costeira no estado de São Paulo e chega ao Rio de Janeiro a partir do fim da tarde. Tempo nublado e com ocorrência de chuva fraca e muito pontual em toda a faixa leste paulista até o sul fluminense. Essa mesma condição também está prevista para o leste do Paraná e de Santa Catarina. Já nas demais áreas do Sudeste e do Sul e no Centro-Oeste, o tempo firme predomina.
A massa de ar frio continua avançando ao longo do dia e as temperaturas mínimas acontecem no fim da noite. Os menores valores são registrados no norte e serra do Rio Grande do Sul, na serra e planalto de Santa Catarina e no sul do Paraná, onde as temperaturas variam de 9 a 13°C. Nos picos mais elevados, as mínimas podem chegar aos 6°C. No leste de São Paulo, sul de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e no sul do Mato Grosso do Sul, as temperaturas no período da noite variam de 17 a 20°C.
Quarta-feira (09) com frente fria avançando pela costa do Sudeste e chegando ao sul do Espírito Santo. Assim, a massa de ar frio se desloca um pouco para o oceano favorecendo a circulação dos ventos em direção às regiões costeiras do Sul e do Sudeste. Assim, além do frio, o tempo fica nublado e com chuvas de fraca a moderada intensidade no leste paulista, no extremo sul de Minas Gerais, na Zona da Mata Mineira, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo. As chuvas mais intensas podem atingir o litoral norte paulista e o sul fluminense.
No leste de Santa Catarina e do Paraná, o tempo fica nublado, mas com baixo risco de chuva, com previsão de no máximo chuvisco.
Com o deslocamento da massa de ar frio, as temperaturas diminuem mais, na magnitude de 1 a 2°C no máximo em relação ao dia anterior no centro-sul. Esse patamar de temperatura se mantém para a quinta-feira (11), quando a frente fria começa a se afastar para o oceano.
O tempo instável se mantém nas áreas do leste desde o estado de Santa Catarina até o Espírito Santo e leste de Minas Gerais, com chuvas de fraca intensidade ocorrendo ao longo do dia que alternam com períodos de melhoria. Para as áreas do interior, o tempo firme predomina.
Na sexta-feira (12), não há mais frente fria influenciando e a massa de ar frio se afasta mais, mas ainda contribui para a o transporte de umidade e de ar frio para o leste das regiões Sul e Sudeste.