ZCAS se forma e mês termina com muita chuva nas regiões N, CO e SE
Nos próximos dias a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) favorece o aumento das chuvas nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, proporcionando uma transição de mês bastante chuvosa.
Com o avanço de uma frente fria pelo Sul nos últimos dias, as tempestades voltaram a ocorrer em parte dos três estados da Região. Atualmente o sistema se encontra sobre a costa do estado de Santa Catarina, proporcionando condições instáveis e chuvas isoladas entre o norte do Rio Grande do Sul, sul e oeste do Paraná.
Devido à manutenção do sistema sobre a costa da Região Sul, a partir desta tarde de quarta-feira (24) há alerta para tempestades no nordeste do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina e do Paraná. Já para o Sudeste, pancadas isoladas continuam a ocorrer, porém, devido à circulação dos ventos de sudeste, há alerta também de tempestade no leste do estado de São Paulo.
Acumulado até a sexta-feira
Na quinta-feira (25), a frente fria já se encontra bastante afastada no oceano e na altura na Região Sudeste. Mesmo assim, uma região de cavado se forma pela manhã e mantém o tempo instável e com chuvas já pela manhã no nordeste do Rio Grande do Sul até o norte de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, sendo mais isoladas no interior e abrangentes e intensas. A partir da tarde, o potencial de transtornos por conta de chuvas intensas aumenta nessas áreas, bem como no Espírito Santo, centro-norte e leste de Minas Gerais, todo o interior nordestino, toda a Região Norte, estado de Goiás e metade norte do Mato Grosso.
Na sexta-feira (26), a região de cavado se desloca mais para sobre o Sudeste, favorecendo o início da convergência de umidade e, consequentemente, da ZCAS. Previsão de chuvas isoladas pela manhã no estado de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Já no Centro-Norte, há potencial para chuvas volumosas e abrangentes no Tocantins, no oeste do Nordeste e no leste do Pará.
A partir da tarde, há previsão de chuvas em boa parte do território brasileiro, com tempo firme somente no interior da Região Sul e no centro-sul e oeste do Mato Grosso do Sul. Os maiores acumulados ocorrem nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
Padrão ZCAS para o fim de semana
No fim de semana a convergência de umidade se mantém sobre o eixo Centro-Oeste e Sudeste, com possibilidade de maiores acumulados sobre o Mato Grosso, Goiás, região do Triângulo Mineiro, estado de São Paulo e no Rio de Janeiro, com elevado potencial para transtornos, como alagamentos e inundações.
No leste da Região Sul, o tempo também segue instável devido à circulação dos ventos de leste, que proporciona uma condição nublada e chuva fraca pela manhã e mais intensa à partir da tarde.