ZCAS vai continuar até o último dia do ano: INMET emite alerta laranja de chuvas intensas e tempestades para 9 estados
A ZCAS perde intensidade, mas ainda vai atuar durante o último dia de 2024. O INMET emitiu alerta laranja de chuvas intensas para 9 estados. Os maiores acumulados podem chegar aos 100 mm em parte do Sudeste do Brasil.
O padrão de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vem perdendo intensidade, mas ainda persiste no último dia do ano, levando potencial de chuvas intensas e de tempestades pontuais sobre parte do Brasil.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta laranja de chuvas intensas e de tempestades para 9 estados do Brasil: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Amazonas. Há potencial para tempestades para sobre parte de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
Para a equipe da Meteored Brasil, há potencial de chuvas intensas e de tempestades, mas em uma área mais restrita, que abrange o leste e nordeste do Mato Grosso, o estado de Goiás, o sul do Tocantins, o oeste e sul da Bahia, o Triângulo Mineiro, a porção central e leste de Minas Gerais, o norte de São Paulo e o estado do Espírito Santo.
A seguir saiba como fica o tempo durante o último dia de 2024
Devido à continuidade da atuação da ZCAS, o tempo continua instável em boa parte do centro-norte do Brasil durante o último dia do ano. Já no centro-sul, o tempo firme predomina, mas há o efeitos da circulação dos ventos oceânicos, que transportam umidade para parte do leste do Sul e do Sudeste.
Na madrugada, há possibilidade de chuvas de moderada intensidade no norte de Minas Gerais, entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo, no oeste da Bahia e centro-sul do Piauí e entre o Paraná e o Tocantins. Esses eventos de chuvas ocorrem de forma pontual, podendo não abranger todas as áreas. Na Região Sul, as chuvas ocorrem com fraca intensidade ou na forma de chuvisco no leste de Santa Catarina e no litoral do Paraná.
No período da manhã, o tempo segue nublado em boa parte do Brasil e as chuvas diminuem, com maior probabilidade de ocorrência entre os estados de Goiás, de Minas Gerais e do Tocantins. Na Região Sul e no leste do Sudeste, o tempo segue nublado, com possibilidade do surgimento do sol, e sem potencial para chuva.
A partir da tarde, as instabilidades voltam a se desenvolver e há os alertas de chuvas intensas e para o risco de tempestades pontuais no Espírito Santo, em Minas Gerais, no norte de São Paulo, em Goiás, no norte do Mato Grosso, no sul do Tocantins, no Amazonas e no Acre.
No leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no leste do Paraná e no centro-leste de Santa Catarina, o tempo fica nublado com previsão de chuva fraca ou chuvisco.
Já no sul catarinense, no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, a previsão é pancadas isoladas de até forte intensidade.
Como fica o tempo no Réveillon
No período da noite e no momento da virada de ano, o potencial de chuvas diminui bastante, mas ainda há ocorrência de chuvas.
Na Região Sul, as chuvas ocorrem com fraca intensidade ou como chuvisco no leste de Santa Catarina, com maior abrangência na porção norte. No litoral do Paraná, há chance de chuvisco. Nas demais áreas, o tempo firme predomina.
No Sudeste, chuvas de fraca a moderada intensidade na porção central, norte e leste de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte, e no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e em todo o estado de São Paulo, o tempo firme vai predominar.
No Centro-Oeste e no Nordeste, o tempo firme vai predominar, sem chance de chuva na virada. Todas as capitais vão passar o réveillon sem precipitação.
Na Região Norte, chuvas pontuais de até forte intensidade podem ocorrer, principalmente no estado do Amazonas. No entanto, as capitais não possuem chance de chuva durante a virada de ano.