Zero grau: frio que já chegou de forma intensa ao Sul do Brasil deve continuar e até se intensificar nos próximos dias!
A trégua das chuvas veio com um frio intenso para o Sul do Brasil, e nos próximos dias mesmo com previsão de mais chuva, as baixas temperaturas vão continuar, o frio pode se intensificar.
Os últimos dias foram marcados por uma pequena trégua das chuvas no Sul do Brasil, o que foi crucial para os trabalhos de recuperação, buscas por desaparecidos e especialmente para controle do nível do Rio Guaíba na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Porém, junto com o tempo seco veio também o frio intenso devido ao avanço de uma massa de ar frio que derrubou as temperaturas de forma acentuada na madrugada e manhã desta quarta-feira (15), em que os termômetros bateram a casa de 0.2°C em Quaraí, na fronteira oeste gaúcha, onde inclusive a sensação térmica foi ainda menor e até negativa com -0,4°C. Em Ausentes, na serra, também foram registradas temperaturas abaixo de 1°C.
O frio chegou junto com a massa de ar seco, porém, deve persistir nos próximos dias mesmo que haja o retorno das chuvas com a formação de novas instabilidades. Ou seja, o tempo previsto para a região a partir desta quinta-feira (16) é úmido e frio!
Frio intenso nesta quinta-feira
Na madrugada de amanhã, quinta-feira (16), ainda com predomínio de tempo seco e frio no Sul do Brasil, as temperaturas permanecerão tão baixas quanto as registradas hoje, um frio que estende desde a fronteira oeste gaúcha até a serra catarinense.
As menores temperaturas tendem a permanecer sobre áreas mais ao sul do Rio Grande do Sul, com possibilidade ainda de mínimas abaixo de 3°C na campanha como em Bagé. Apesar do frio, os modelos apostam em uma grande cobertura de nebulosidade, o que impediria um frio mais intenso e potencial de geadas fortes e abrangentes na região.
Apesar da madrugada ainda seca, a chuva deve retornar logo em seguida com a chegada de novas instabilidades, o que vai garantir um dia mais nublado, com chuvas e frio também a tarde, a máxima prevista é de apenas 14°C em Porto Alegre.
Frio diminui na sexta por conta da chuva
Como a semana tende a terminar nublada e chuvosa entre a metade norte gaúcha, Santa Catarina e boa parte do Paraná, a massa de ar frio tende a diminuir de área e de intensidade também. Ainda que de maneira gradual, a temperatura sobe um pouco na madrugada da sexta-feira (17), inclusive nas regiões serranas.
Apesar disso, vale ressaltar que a chuva não deve se espalhar por todo o Rio Grande do Sul, e com isso, a massa de ar seco e frio vai persistir sobre a metade sul gaúcha, o que garante também as temperaturas mais baixas como nos últimos dias, porém, desta vez, o potencial para ocorrência de geadas é menor com mínimas em torno de 5°C.
O repique do frio intenso vem no final de semana
Apesar das chuvas rápidas entre a quinta e a sexta-feira, o final de semana tende a ser marcado por uma nova trégua das instabilidades, ou seja, a chuva vai embora e o frio avança de novo, o que chamamos de repique do frio.
Vale salientar que no final de semana, ainda pode chover em partes de Santa Catarina e do Paraná, enquanto o Rio Grande do Sul ficará com o predomínio do seco, consequentemente, o estado gaúcho é que será atingido pelo frio mais intenso de novo.
No sábado (18) o friozinho já volta a se espalhar de maneira generalizada pelo Rio Grande do Sul, onde as menores temperaturas em torno de 6°C devem se concentrar em pontos da campanha e da serra. Com essa temperatura mínima prevista, a chance para ocorrência de geada é muito baixa.
No domingo (19) a tendência é que o frio permaneça, se espalhe mais e até se intensifique, ou seja, com o tempo seco, com a diminuição da nebulosidade e com o frio mais intenso, as chances para ocorrência de geadas são maiores.
Em pontos mais altos da campanha gaúcha, da fronteira oeste e da serra, são esperadas mínimas em torno de 4°C, com expectativa que abaixem ainda mais, o que significa é que a projeção é de 4°C, mas o que espera-se na verdade são temperaturas menores, que podem bater a casa do 0 grau novamente como aconteceu na manhã de hoje.